sábado, 16 de agosto de 2008

Magia Cigana

Dentro da Umbanda, as entidades do povo do Oriente conhecidas como ciganas trabalham basicamente com oráculos e com magia. Trabalham geralmente com a cartomancia, usando, com frequência, o chamado Baralho Cigano, cuja origem é a cartomancia praticada na Europa nos séculos XVI a XVIII. Além disso, realizam rituais mágicos diversos, que envolvem rituais de fogo (com pólvora e velas), de água (com banhos), defumadores e preparo de feitiços.
Os ciganas e os ciganos verdadeiros também realizam oráculos e magias, mas dentro do contexto das tradições que trouxeram da Europa. Crêem em Deus e em alguns Santos ligados às crenças cristãs, mas com uma feição bem especial: seu Deus é ligado ao Sol e tem nomes que lembram o equivalente hindu e eslavo; a Santa de sua maior devoção, Sara Kali, a grande deusa hindu. O culto a espíritos ciganos que protegem as famílias e fazem magias lembra o dos Santos Católicos milagrosos.
A prática oracular mais tradicional das ciganas é a leitura das mãos; depois de sua passagem pela Europa, elas aprenderam a usar a cartomancia. O forte dos ciganos, na área da magia, é a realização de feitiços e simpatias baseados em oferendas de alimentos, flores e objetos aos espíritos responsáveis pelo assunto que a pessoa quer resolver; fazem também amuletos, curas com ervas e rituais, pós mágicos, etc. Também são típicos da magia cigana os cristais e as moedas. Diferente da magia de origem africana, que usa potes de madeira ou argila, a magia cigana se caracteriza pelo uso de tachos de cobre e cestos de palha.   

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita. Deixe um recadinho, sugestão ou mesmo uma dúvida. Obrigada e volte sempre.

 
Designer Paula Ramanzini