sábado, 16 de agosto de 2008

Oferendas para os Orixás

As oferendas para os Orixás têm duas finalidades: fazer um agrado ou agradecer um pedido satisfeito. Da mesma forma como os pedidos devem ser feitos ao Orixá que lida com cada tipo de problema, as oferendas também devem ser adequadas a cada divindade.
Algumas normas gerais devem ser seguidas. Para começar, nunca jogue os objetos de qualquer jeito: o presente deve ser arrumado de forma bonita, mesmo que com materiais baratos, como pedaços de papel colorido em vez de toalhas de pano. Dê o presente seguindo as mesmas normas de cortesia que usaria para servir a uma pessoa comum: abra a garrafa e sirva a bebida no copo, acenda os cigarros e as velas, deixe caixas e outros recipientes abertos, arrume pratos e flores numa disposição agradável. Mesmo que você dê uma oferenda plenamente reciclável pela natureza (o que seria o ideal), isso pode ser feito de modo cortês. Neste caso, não deixe embalagens ou recipientes no local; dê um presente de flores ou frutos bem discretos, arrumados sobre folhagem, e derrame a bebida formando um círculo ao redor. E lembre-se: Orixá não gosta de lixo. Ao sair do lugar onde fez a oferenda, deixe-o o mais limpo possível.
Estes são presentes simples, que qualquer devoto pode oferecer. Oferendas mais ligadas aos segredos do culto religioso, como ervas secretas que guardam o axé (força mágica) dos Orixás, só são aprendidas pelos iniciados e só devem ser manipuladas pelos que adquiriram a sabedoria e a experiência necessária.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita. Deixe um recadinho, sugestão ou mesmo uma dúvida. Obrigada e volte sempre.

 
Designer Paula Ramanzini