sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Mandingas

Da feitiçaria européia e dos bruxos africanos herdamos muitas receitas de poções, simpatias e práticas diversas destinadas a resolver problemas do cotidiano, como: conseguir um trabalho, vencer um obstáculo, aproximar ou afastar uma pessoa, curar uma doença, ter paz etc. Muitas dessas receitas são simples superstições, resultantes da deturpação de antigas fórmulas mágicas; mas este tipo de trabalho funciona pelo fato de servir como um meio poderoso para concentrar a força mental da pessoa sobre o efeito desejado.
O Catimbó tem muitas mandingas: para a proteção contra os inimigos, recomenda dar um presente a Exu, fazendo ao mesmo tempo seu pedido; para ganhar o amor de uma pessoa, fazer uma oferenda colocando junto algo que pertença à pessoa (mesmo que seja só um fio de cabelo); para amansar e aproximar alguém, colocar seu nome debaixo de um copo de água com mel; para proteger a casa, colocar um olho-de-boi num copo com água, dentre várias outras.
Ao fazer ou procurar quem faça este tipo de trabalho, é importante que a pessoa reflita sobre as possíveis consequências de seu desejo. Bruxos poderosos e pouco escrupulosos podem se dispor a fazer qualquer coisa: destruir a vida ou a saúde de um adversário, forçar separações e ruínas. Existem receitas e segredos para tudo isso. Entretanto, quem deseja e cria o mal, estabelece um vínculo com esse mesmo mal, que, mais cedo ou mais tarde pode voltar contra quem o enviou. Por isso, talvez o melhor tipo de mandinga seja o que abre os caminhos e limpa o ambiente. 
Desta forma, ao se defender de alguém que está lhe fazendo mal, você estará deixando a porta aberta para essa pessoa buscar novos interesses e concentrando a energia na sua própria felicidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita. Deixe um recadinho, sugestão ou mesmo uma dúvida. Obrigada e volte sempre.

 
Designer Paula Ramanzini