quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Defumadores

Desde a Antiguidade, muitos povos usaram a queima de ervas e resinas para purificar o ambiente. Por meio da tradição mágica européia, esse hábito foi incorporado às religiões afro-brasileiras.
Existem defumadores em cones ou bastões, que queimam diretamente, bastando acender fogo em sua ponta com um fósforo. Nas lojas especializadas, podem-se encontrar defumadores para limpeza geral do ambiente, outros para obter efeitos específicos (abrir caminhos, vencer demandas, obter prosperidade, etc.) e outros para atrair cada um dos Orixás, Caboclos, Pretos-Velhos, etc.
Existem também misturas de ervas que queimam quando são jogadas sobre carvões em brasa. Podem-se encontrar misturas prontas, como o Defumador Completo (muito usado nos dias de trabalho em terreiros) ou as ervas e resinas separadas, com as quais os fiel pode preparar as misturas que desejar.
As ervas próprias para limpeza são: alecrim, alfazema, arruda, café, guiné. Para atrair proteção, os melhores aromas são: benjoim (Xangô, Ibêji), erva-mate (Caboclos), eucalipto (Oxóssi, Ogum), louro (Caboclos), alfazema (Povo das Águas), incenso (Pretos-Velhos e Povo do Oriente). Mirra é o aroma do Povo do Cemitério e enxofre só pode ser usado para trabalhos mais pesados, por uma pessoa que entenda, pois é uma defumação de Exu.
As Orixás femininas gostam de alfazema, manjericão, hortelã e rosa; os masculinos preferem arruda, guiné e alecrim. Oxalá gosta de laranja; Exu, de salsa. Alecrim é bom para fortuna; eucalipto, para prosperidade; hortelã, para coragem; laranja, para acalmar; rosa, para o amor; mirra, para saúde.
Existem algumas normas simples para o uso dos defumadores. Como eles fazem parte dos rituais de limpeza e hamonização dos ambientes e pessoas, para usá-los nestas situações é preciso seguir todos os preceitos de limpeza pessoal (por meio do banho de descarrego) e da firmeza de seus guias pelo uso de velas e de um copo com água para purificar o ambiente.
Um defumador para limpar o ambiente deve ser passado em cada cômodo da casa, defumando todos os cantos de cada cômodo, começando pelos fundos da casa e terminando na porta da rua, onde deve ficar até terminar de queimar. Daí, ele será despachado na mata ou na água. Já o defumador para atrair proteção, sorte, dinheiro, saúde, amor, etc., deve ser feito da porta da rua para dentro, terminando de queimar nos fundos da casa. Só despache esse defumador no mínimo um dia depois de usá-lo.

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita. Deixe um recadinho, sugestão ou mesmo uma dúvida. Obrigada e volte sempre.

 
Designer Paula Ramanzini